Tecnologia de enchimento celular
A ARCH desenvolveu um sistema de fabrico de peças da olaria baseado num novo conceito de enchimento (de moldes para peças cerâmicas) em “células de enchimento”.
Esta nova tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de flexibilizar a produção da olaria, permitindo a construção de máquinas de enchimento em que todos os moldes possam ser diferentes sem que esse facto prejudique a qualidade e os tempos de fabrico de artigos diferentes.
Uma “célula” é uma estrutura com condições de adaptação a diferentes moldes e preparada para trabalhar com parâmetros de operação específicos da peça que se pretende produzir (tempo de enchimento, tempo de vazamento, nivelamento, alimentação barbotina, posição de desmoldagem).
A máquina de células é a infraestrutura onde as células são instaladas e que assegura as utilidades (barbotina, ar de vazamento, ar de secagem, desmoldador) que cada célula vai necessitar para a operação de fabrico da peça cerâmica.
O desenvolvimento desta tecnologia permitiu a simplificação e aligeiramento dos moldes de gesso, além de garantir um aumento do ciclo de vida em 30% para os moldes instalados dado que se asseguram condições ideais de secagem.
Pressupostos e vantagens das máquinas de células de enchimento
- Um molde diferente por célula;
- Adaptação a diferentes ciclos de fabrico por célula;
- Operação de moldes a diferentes alturas e inclinações;
- Utilização de diferentes desmoldadores;
- Garantir compatibilidade de peças com colagem e sem colagem.